domingo, 25 de outubro de 2009

Passagem pelo semi-árido ...


Em Cícero Dantas o decote dos vestidos é sempre maior do que o sutiã, deixando rendinhas e alcinhas displicentemente à mostra. Tal fenômeno fashion poderia ser uma característica local, mas não é nada mais do que um reflexo da moda Global, em um lugar onde não tem quase nada ... mas tem novela das 8.

Em Cícero Dantas os mortos são carregados em um carro com luzes vermelhas e azuis que sobressaem em uma madrugada calma de um final de semana qualquer. Tal carro é da Funerária São João que circula com sua mala aberta, mostrando seu espaço interno totalmente alvo, pronto para transportar o mais recente defunto da cidade. Nesta cidadezinha do semi-árido baiano também se realiza cirurgias espirituais com o Dr. Fritz .... fato devidamente apurado pela nossa repórter dourada e chique que andou conversando sobre o assunto com a população local.

Em Cícero Dantas, vestidos são vendidos a 250,00. Alguém andou fazendo pesquisa de preços na ala nova do Salvador Shopping .... Mas lá é melhor comer bem do que comprar roupas. No restaurante de Dona Raimunda, indicado por toda a população local, come-se bem e paga-se pouco, comidinha caseira que fez o maior sucesso entre os forasteiros da caravana. E além de tudo, é um lugar família, calmo. Diferente de outra indicação local: o restaurante Tirafino (é este mesmo o nome?), verdadeiro ponto de encontro para os admiradores de um arrocha em volume máximo. Desse, passamos longe. Aliás por falar em música, me arrisquei em escolher algumas opções vendidas por um ambulante no restaurante de Dona Raimunda. Entre as opções, apenas os maiores sucessos, como: Forró dos Plays, Dejavu e ele, o rei, Silvano Salles. Esses e outros são tocados insistentemente em todos os carros potentes do interior baiano e que nos tornam involuntariamente ouvintes da sua música.

Em Cícero Dantas tem música ao vivo também. No barzinho, que também é pizzaria e pousada, o cantor esforça-se para cumprir o repertório com alguns sucessos da MPB. Conseguiu agradar, em seu palco montado com gambiarras e lona preta.

Na cidade do Barão de Jeremoabo, que foi roteiro da saga de Antônio Conselheiro, há muita carência e muita simpatia. O calor assusta até nós, moradores desta cidade quente que é Salvador. Mas saí de lá admirando o cuidado, a dedicação e o esforço daqueles que participaram do trabalho que fizemos por lá.


A foto: equipe almoçando em Dona Raimunda. Destaque para a Coca-Cola de um 1 litro garrafa retornável .....

Nenhum comentário: