domingo, 14 de outubro de 2007

Luz


Logo quando comecei a ouvir, essa música não me chamou muito a atenção, pelo contrário, achei o arranjo breguinha, no estilo Roberto Carlos. A questão é que o refrão se repete insistentemente, como que chamando e atraindo os ouvidos mais desatentos para a mensagem que ela quer transmitir. Resultado: parei pra ouvir já no finalzinho da música e apesar de ter ouvido apenas uma vez, decorei o refrão e a melodia que vem ajutando a desatar uns nózinhos no meu coração.

Depende de mim
Depende de nós
Escuto um silêncio
Ouço uma voz
Que vem de dentro e enche de luz
Toda a nossa tribo
Somos todos ìndios

Quem interpreta essa música é Fagner. Até achei o resto da letra no google, mas vou manter aqui apenas o trecho que me marcou.


O que me marcou nessa música é como ela fala da voz que vem de dentro, que vem do coração. Parar pra ouvir essa voz faz com que nossa vida (nossa tribo) se encha de luz. Parar pra ouvir, respeitar o silêncio e buscar compreender o sentimento que se manifesta quando damos espaço a ele, quando deixamos de permitir que o pensamento egóico domine. Uma voz tão suave como a voz do nosso silêncio não é percebida de forma simples. Aliás, estar em silêncio interior não é nada simples. Os pensamentos gritam e exigem atenção constante, fazem um esforço absurdo para se manter soberanos. Enquanto isso, aquela vozinha do sentimento verdadeiro, a voz do silêncio permanece em repouso, esperando pelo momento certo, em que nós lhe daremos espaço e oportunidade para se manifestar. Às vezes, sinto que essa vozinha está cada vez menos tímida em mim. Eu quero que ela apareça mais e mais. Quero que essa voz torne-se mais alta, mais forte, que traga a luz que cuida do meu pensamento e torna-me mais consciente. Sinto que estou no caminho para enxergar a vida com essa luz que vem de dentro de mim. E saber que estou no caminho já é um grande passo rumo à liberdade, rumo à felicidade.


Para ilustrar:

"A criação de Adão"
Michelangelo Buonarroti, 1510
Afresco no teto da Capea Sistina
Este quadro é uma representação do momento em que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Se somos semelhantes a Deus, então a perfeição divina habita em nós. A luz de Deus, a luz do sentimento verdadeiro habita em nosso coração. Escutando nosso silêncio, a Sua luz se manifesta em nós.

Nenhum comentário: